quarta-feira, maio 11, 2005

inércia=f(tamanho do rebanho)



Hoje apetece-me dissertar acerca da relação entre a inércia e a dimensão do grupo.
Toda a gente sabe que a inércia está directamente relacionada com o fenómeno de conservação da energia, que se costuma também definir usando o conceito de momento, característica do movimento dos corpos que é sempre função das suas massas.
Ontem à noite estava a recordar a minha experiência de saídas nas noites da queima. Desde grupos de quinze pessoas até andar completamente sozinho já experimentei de diversas maneiras. O que é certo, e que toda a gente sabe, é que quanto mais pessoas são mais complicado é chegar a alguma lado. Ou estamos parados e primeiro que se saia do sítio é uma carga de trabalhos, ou se anda à procura de um sítio para parar e nunca mais se arranja um que agrade a todos. No outro extremo, quando ando sozinho é muito mais rápido parar quando é preciso ou sair do sítio quando já não estou lá bem. Ora, usando estas experiências, sinto-me seguro para afirmar que a inércia do movimento na noite é função directa do número de pessoas do grupo.
Após observado isto, e confirmado experimentalmente, acho que posso extrapolar esta relação para a inércia em todas as movimentações da vida. De um modo geral parece-me que a nossa inércia em mudar pensamentos, valores, atitudes, hábitos é função directa do número de pessoas ao qual estamos unidos. Quantas mais pessoas tem o nosso "grupo" mais dificilmente nos afastamos da direcção que levamos e alteramos o nosso movimento. Do mesmo modo se mantivermos uma suficiente independência (e não auto-suficiência) temos mais agilidade para mudar a nossa rota e alterar o sentido, direcção e/ou velocidade do nosso deslocamento.
Isto está directamente relacionado com o conhecido fenómeno de "carneirada" que tantas vezes nos arrasta para onde nós não iríamos sózinhos... é a inércia, em função directa do tamanho do rebanho, umas vezes linear outras exponencial.
Vendo a questão com um certo positivismo, é claro que o facto da massa do rebanho fazer aumentar a inércia também se pode traduzir na prática numa certa estabilidade. Mas isto é um pouco perigoso, porque a estabilidade é vizinha da acomodação e eu não acredito em "boas carneiradas". Deste modo generalizo a "carneirada" como um efeito potencialmente negativo, tanto para o bem como para o mal o rebanho é sempre um ajuntamento perigoso de pessoas que vão pelas massas.

Considerando esta análise, e não me identificando com o anti-socialismo, tentarei manter o volante livre da inércia!